Certamente um dos principais pontos na agenda de qualquer gestor na área de logística ou de Supply Chain, pois este terá uma eterna cobrança para redução do custo da operação logistica. Talvez a empresa até não tenha indicadores de desempenho logísticos adequados (KPI – Key Performance Indicators) mas certamente a empresa tem um demonstrativo de resultados e a percepção que sempre esta presente, principalmente pela área comercial é que o custo logístico esta ALTO. A análise usual e muito míope – não relaciona custo logístico com o custo do serviço prestado, até porque dificilmente as empresas tem dados sobre o nível de serviço prestado pela logistica ao cliente. Mas este assunto podemos desenvolver mais em outro artigo.
Sendo assim, preparamos um vídeo extremamente didático para explorar os principais ofensores no custo logístico com uma importante recomendação sobre, como otimizar o custo Logístico ao final do vídeo.
EMBALAGEM:
Nosso entendimento é que o custo logístico é uma consequência, e tudo começa pela embalagem do produto, ou seja, quanto mais ar tivermos dentro da embalagem, mais espaço ela irá ocupar tanto no Transporte quanto na Armazenagem, aumentando consequentemente o custo logístico, isso sem falar da qualidade da embalagem que também irá refletir em avarias e etc…
ARMAZENAGEM
Custo da estrutura que pode ser locada ou mesmo própria, sendo assim, todos os custos referentes a esta estrutura devem ser alocados neste centro de custo.
INVENTARIO
Existe um custo financeiro ou mesmo um custo de oportunidade para o valor investido em estoques (Matéria Prima MP, Estoque em Processo WIP, Produto Acabado PA) neste caso, com a redução do volume de inventário utilizando alguma estratégia de sincronismo no Supply Chain geraria um aumento financeiro no caixa da empresa, certamente todos percebem um valor significativo que precisa ser mensurado.
Estamos sugerindo que o inventário (valor financeiro dos estoques) seja valorado financeiramente para acompanhamento gerencial do #serlogistico para demonstrar as reduções que este tem imposto na estratégia da empresa.
OPERAÇÃO
Os custos voltados a operação são basicamente as pessoas e máquinas que operarem dentro dos armazéns.
TRANSPORTE
O transporte é a maior conta dentro da logistica, usualmente gira em 2/3 do custo logístico, justamente por isso, é certamente a rubrica mais em pauta, pelo relevância economica, neste caso é importantíssimo abrir novas sub-contas para o entendimento no detalhe do custo de transporte.
- Custo de Reentregas;
- Custo de Devoluções;
- Seguro;
- Avarias;
- Reembalagem;
- Paletização;
- Agendamento;
- Etc..
Generalidades – dependendo de como são suas tabelas de fretes é fundamental abrir as generalidades que você paga em contas contábeis dentro da conta de frete, assim, você consegue fazer a gestão da informação e o entendimento dos ofensores, pois o frete não é mais apenas “frete peso”.
Alem disso, julgamos importante diferenciar a contabilização da conta FRETE por caixa ou competência, com o exemplo abaixo fica bem claro:
No mês de Janeiro você transportou 1.000 kg a um custo de R$ 100,00, a transportadora irá faturar com 90 dias para pagamento. Caso você contabilize esta despesa em março você terá uma despesa de frete de R$ 100,00 entretanto transportou 800 kg destorcendo toda e qualquer analise ou indicadores de performance.
O mesmo cenário com a contabilização por competência, com os mesmos números anteriores você provisiona a despesa de R$ 100,00 no mês de janeiro, garantindo que a despesa seja alocada no mês de sua competência, garantindo analises comparativas exatas e sem distorções.
________________________________________________________________________
Qual é o seu maior ofensor no custo logístico ?
Responde para mim, nos comentários e vamos ampliar o debate e a troca de experiências, recompartilhe o material e divulgue o link entre seus grupos de WhatsApp, assim podemos levar este importante tema a mais #SERESLOGISTICOS.
Voce já esta inscrito em nosso canal no YouTube? se não estiver, precisa estar logado e clicar no 🔔 – assim você ativa as notificações do CANAL garantindo de forma gratuita nossas novidades.
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS: