Quais tipos de frete existem no mercado e como escolher?

 É importante conhecer todas as modalidades de frete e também o perfil do seu público, para entender o que é mais indicado para o seu negócio e qual o melhor custo benefício na realização das vendas.

Tipos de frete em relação à quem envia a mercadoria

Os fretes podem ser definidos em dois modelos principais, o CIF e o FOB, quando consideramos a responsabilidade pelo trabalho e os custos como referenciais.

CIF

Na modalidade CIF, os custos, seguro e frete, são de responsabilidade de quem está enviando os produtos.

Por isso, para que a venda tenha um valor equilibrado, é comum que esses gastos com o transporte sejam incluídos no preço final da mercadoria.

Os impostos como ICMS são cobrados sobre o valor final da nota fiscal. Então, podemos dizer que com o valor do frente embutido no preço da mercadoria, a incidência de ICMS ocorre também sobre o valor do frete.

Para as empresas que trabalham com frete CIF, vale buscar a melhor negociação entre as transportadoras para conseguir valores mais competitivos.

Esse modelo é o ideal para o envio direto ao consumidor, como o realizado por marketplaces e lojas virtuais.

FOB

Também conhecido como Livre a Bordo, a responsabilidade de quem está enviando a mercadoria limita-se até o momento do despacho. A partir daí, os custos são de responsabilidade de quem receberá a encomenda, incluindo frete e seguro dos produtos.

Justamente por essa característica, o pagamento das despesas de transporte só é feito no ato do recebimento dos produtos.

Os envios em formato FOB sofrem a incidência de tributos específicos dos serviços de transporte. Geralmente, há a cobrança de ICMS, IPI, PIS e Cofins, calculados separadamente.

É uma modalidade muito utilizada na negociações entre empresas (comércio B2B).

Tipos de frete em relação ao modelo de contratação

A contratação do frete também implica variações de custo e eficiência da entrega. Veja os modelos de contratação mais comuns:

Normal

Trata-se do tipo de frete convencional, com a coleta da mercadoria direto no remetente e o envio ao destinatário, sem nenhum intermediário entre os dois envolvidos no processo.

É o frete mais praticado pelas transportadoras, além de ser o mais acessível para caminhoneiros autônomos.

Subcontratação

Na subcontratação, a empresa responsável pelo frete contrata outra empresa para realizar o trabalho, terceirizando a entrega.

É uma boa solução para transportadoras em épocas de alta demanda, principalmente com prazos apertados e clientes cada vez mais exigentes.

O modelo de subcontratação ajuda a “desafogar” uma transportadora que está com um grande número de entregas para realizar.

Redespacho

No redespacho, o percurso de entrega é feito por duas transportadoras, com cada uma sendo responsável por um trecho.

Essa estratégia ajuda a transportadora a diminuir os custos e a cobrir uma área maior de entrega, otimizando os resultados. Também facilita a otimização das rotas e permite uma maior distribuição dos produtos. 

Ainda existe a opção de redespacho intermediário, que é similar ao redespacho, porém conta com a participação de três ou mais transportadoras no processo.

Vinculado à multimodal

O transporte multimodal é realizado por meios de diferentes modalidades em uma única entrega. Ou seja, para a mesma remessa, um trecho pode ser feito por transporte rodoviário e o outro por aéreo, por exemplo.

Nesse tipo de frete, a transportadora geralmente é contratada por um Operador de Transporte Multimodal (OTM), responsável pela emissão do CT-e ― Conhecimento de Transporte.

Além disso, o OTM também faz a contratação das empresas que farão o deslocamento da carga em cada modal, assumindo a responsabilidade da entrega e lidando diretamente com o cliente. Caso ocorra algum problema, é responsabilidade do OTM resolver.

Tipos de frete em relação às características das cargas

As cargas têm particularidades que influenciam a tomada de decisão da transportadora sobre o frete mais adequado. Destacamos aqui os grupos principais.

Carga fracionada

A carga fracionada é composta por itens em pequena quantidade ou em volume reduzido. Para que a viagem compense, é preciso preencher o espaço com produtos de outros clientes.

Por isso, é comum nesse tipo de carga o envio de mercadorias totalmente diferentes, mas que irão para a mesma cidade. Os custos de frete são divididos pelas empresas, barateando o processo e aproveitando melhor a viagem.

Carga lotação

Também conhecida como carga completa. Ocorre quando o volume ocupa todo o espaço do transporte, que será usado na totalidade para aquela entrega.

Por isso, o valor de frete não é dividido, e o produto é enviado diretamente para o ponto de entrega determinado.

Otimização da escolha de frete

A decisão sobre o frete usado pela sua empresa ou e-commerce é estratégica. Se o seu site comercializa um produto a R$ 100,00 e cobra R$80,00 pelo frete, alguns clientes podem desistir da compra se encontrarem melhores condições na concorrência.

Você ainda pode pensar em soluções alternativas para que o valor do frete não represente tanto sobre o valor da compra. Vender kits, por exemplo, que aumentam o valor da compra, pode ajudar nisso.

E como avaliar isso? É preciso ter uma noção clara do volume de vendas e das distâncias percorridas para que as mercadorias sejam entregues. Essas informações podem ser obtidas através de soluções logísticas como a Melhor EnvioFrete Rápido e Frenet, que realizam cotação de fretes e permitem a escolha da melhor opção de envio.

É importante conhecer bem cada tipo de frete para poder negociar com transportadoras e escolher o mais benéfico para a sua empresa. Com isso, é possível reduzir gastos e comparar o custo-benefício de cada prestadora de serviços, conseguindo contratos mais interessantes.

Tabela de frete – Como calcular, Preços, ANTT e mais!

As Tabelas de Frete são decididas de acordo com o custo fixo de cada caminhão em conjunto com alguns custos variáveis definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Os valores mudam constantemente conforme a inflação, e por causa dessa realidade nem sempre é fácil realizar os cálculos de modo correto.

Pensando nisso, nesse post nós não apenas mostraremos quais os custos que devem ser apontados mas também explicaremos como realizar essas contas e a sua importância para que você não erre e assim não perca dinheiro.

O que são custos fixos e variáveis:

Como já citado anteriormente, existem custos fixos e variáveis que devem ser levados em consideração quando falamos sobre a precificação do frete.

Custos Fixos

Os custos fixos são aqueles que mesmo que a sua frota não esteja funcionando, você continua pagando, como:

  • Capital;
  • Depreciação do veículo;
  • Licenciamento;
  • Seguro;
  • IPVA.

Custos Variáveis

Já os custos variáveis estão relacionados aos valores que mudam conforme a necessidade de cada veículo e rota. São eles:

  • Combustível;
  • Pneus;
  • Lubrificante;
  • Lavagem;
  • Salário/Diária do motorista.
  • Custos de viagem (ex: alimentação da tripulação, pedágio, etc);
  • Possíveis multas;
  • Manutenção periódica de Frota.

Como calcular a tabela de frete

Agora que você já sabe quais são os custos fixos e variáveis, para fazer o cálculo da tabela de frete segundo a ANTT, é necessário realizar uma fórmula específica:

fórmula: deslocamento x distancia + carga e descarga

Ou seja, primeiro multiplique o valor do deslocamento encontrado na tabela conforme as características do seu veículo com a distância em KM que será percorrida. Depois some o resultado da multiplicação com o valor da Carga e Descarga também fornecida na tabela de frete da ANTT.

Fontes: Olist.com e Renasoft

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Ementa do Curso

MÓDULO 1 - Introdução ao Excel

Objetivo: Familiarizar o aluno com o ambiente do Excel e os conceitos básicos.

Aulas:

  • Bem-vindo(a)! Dicas do curso.
  • Navegando no Excel: Interface, menus e atalhos úteis
  • Glossário de atalhos
  • Inserção e formatação básica de células
  • Trabalhando com múltiplas planilhas
  • Estruturação visual: bordas, alinhamento, preenchimentos
  • Congelamento de painéis e proteção básica da planilha
  • Desafio prático: Montar uma planilha de simulação de custo por veículo.
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 2 – Fundamentos Essenciais

Objetivo: Ferramentas essenciais para todo momento no Excel.

Aulas:

  • Tipos de referência: Absoluta, relativa e mista
  • Colar especial e transposição
  • Classificar e filtrar dados
  • Remover duplicatas
  • Localizar/Substituir
  • Tabelas formatadas e segmentações
  • Formatação condicional
  • Impressão e exportação
  • Desafio prático: Montar e exportar uma planilha de controle.
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 3 – Principais Fórmulas

Objetivo: Entender o comportamento das fórmulas e suas aplicações.

Aulas:

    • Função SE
    • Fórmulas Lógicas (E e OU)
    • Função CONCATENAR
    • Funções relacionadas com DATA e HORA
    • Função SEERRO
    • Função MAXIMO, MINIMO
    • CONT, SOMA, MÉDIA e suas versões SE e SES
    • PROCV, PROCH e ÍNDICE + CORRESP
    • Análises estatísticas básicas (MÉDIA, DESV, MOD)
    • Desafio prático:
      Criar uma planilha de classificação PQR
    • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 4 – Indicadores e Tabelas Dinâmicas

Objetivo: Criar dashboards e indicadores logísticos com tabelas dinâmicas.

Aulas:

  • Introdução a gráficos: colunas, linhas, pizza
  • Tabela dinâmica: estrutura, campos e filtros
  • Filtros por datas e categorias, segmentação de dados e linha do tempo
  • Gráficos dinâmicos aplicados a KPIs logísticos
  • Dashboard básico: layout, combinações e métricas
  • Desafio prático: Criar um painel de KPIs logísticos;
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 5 – Automatização

Objetivo: Aprender a automatizar tarefas repetitivas e padronizar processos.

Aulas:

  • Atingir meta
  • Solver
  • Gravador de Macros: Introdução
  • Criando botões e vinculando funções
  • Introdução da Inteligência Artificial (IA) em tarefas no Excel
  • Desafio prático: Criar um formulário simples de entrada de dados logísticos com macro de salvamento automático.
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo

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