O que faz um gestor de transportes

O gestor de transporte desempenha a função de implantar e acompanhar a gestão de rotas, gerencia os custos de transporte e analisa os respectivos indicadores.

Também desenvolve alternativas de viabilidade econômica do negócio visando ao aumento da receita e à redução dos custos fixos.

Outra função envolve efetuar a implantação e manutenção de ferramentas de rastreamento veicular, central de monitoramento e a gestão de qualidade no PCL (procedimentos, inteligência logística e sincronismo entre armazenagem e transportes).

Quais características um gestor de transporte deve ter?

Agora confira algumas das principais características essenciais de um gestor de transportes:

Ser organizado e curioso;
Ter visão analítica e estratégica;
Saber lidar com crises e tomar decisões rápidas;
Ser comunicativo;
Ter habilidades de liderança;
Atualizar-se constantemente sobre o mercado.

Ser organizado e curioso
Ser organizado e curioso pode até ser considerada uma habilidade essencial para qualquer profissão, contudo, a organização é fundamental para o trabalho de gestão de transportes.

Isso porque, na maior parte do tempo, esse profissional precisa gerenciar inúmeras atividades simultaneamente, como embarques, entregas, ocorrências, movimentações internas e a emissão de diversos documentos, como o CTe e o DACTE, por exemplo.

Se houver uma sobrecarga de informações sobre tantas atividades e o gestor não conseguir organizá-las de maneira eficiente, então seu trabalho se torna muito mais complicado, ineficiente e frustrante, o que pode aumentar as chances de falhas e tomada de decisões equivocadas.

E, por se tratar de uma atividade muito complexa, o trabalho do gestor de transporte pode ser facilitado com o uso de softwares especializados que vão ajudá-lo a poupar tempo.

Ter visão analítica e estratégica
Outra característica fundamental do gestor de transportes é que ele precisa ter uma visão analítica e estratégica muito aguçada, afinal, o maior objetivo do seu trabalho é garantir que as entregas cheguem a tempo até o seu destino.

Em outras palavras, ele terá de utilizar todas as ferramentas à sua disposição para organizar as entregas da maneira mais eficiente possível, e isso vai envolver fazer cálculos e levar vários fatores em consideração para que os prazos sejam cumpridos.

Além disso, no dia a dia da sua atuação, ele também vai precisar analisar os principais indicadores do setor para encontrar pontos de melhoria e prevenir problemas.

Saber lidar com crises e tomar decisões rápidas
Lembra daquele velho ditado “prevenir é melhor do que remediar”? O gestor de transportes deve levar esse ensinamento muito a sério.

Ele precisa mapear todos os possíveis riscos de crises e gerenciá-los no seu decorrer, sempre visando a reduzir os impactos dos problemas sobre a companhia, mantendo o seu funcionamento e sustentando a vantagem competitiva da empresa no mercado.

Caso contrário, esse profissional pode acabar prejudicando o andamento dos processos e trazer consequências negativas para a empresa em que trabalha.

A habilidade de saber lidar com crises e tomar decisões rápidas é fundamental para lidar com os problemas, pois ela favorece a comunicação e garante a troca de informações precisas e confiáveis entre os colaboradores, reduzindo as falhas e evitando desperdícios de tempo e de recursos financeiros.

Ser comunicativo
Um dos problemas mais comuns nas operações logísticas das empresas é a dificuldade de comunicação entre os gestores e os demais funcionários da companhia.

Além de tornar o trabalho de todos mais difícil, a falta de comunicação também impede que os responsáveis por suas áreas descubram as falhas dos processos e repassem essas informações para os outros setores da empresa.

Isso pode acabar contribuindo para o desencadeamento de diversos problemas. As entregas podem atrasar, a empresa pode ter um custo adicional com o pagamento de horas extras e o valor gasto com combustível também pode aumentar. Para piorar, os produtos têm mais chances de chegarem com avarias até o consumidor.

Nesses casos, o gestor de transporte deve sempre buscar tornar os processos logísticos mais transparentes para todos os colaboradores, garantindo uma boa comunicação entre os membros da equipe, com incentivo à troca de ideias e opiniões.

Caso o gestor queira melhorar a produtividade de seus colaboradores, então ele deve trabalhar para melhorar a comunicação e a troca de informações entre os times.

Ter habilidades de liderança
O papel do gestor nas empresas é atuar como um agente de mudança, engajando e inspirando a equipe a ir junto com ele e fazer o trabalho funcionar da melhor maneira possível.

Para isso, é fundamental conseguir manter o equilíbrio diante de situações difíceis e, além disso, reorientar as equipes para que trabalhem melhor.

Também é preciso reconhecer o valor dos pedidos, reclamações e sugestões de seus colaboradores e como implementá-las para melhorar o ambiente de trabalho.

O objetivo, afinal, é garantir um ambiente de trabalho saudável, em que todos os colaboradores trabalhem bem motivados e felizes.

Nem todos nascem sabendo liderar, mas, com o passar do tempo e com treinamento, qualquer profissional consegue desenvolver as habilidades de liderança.

Atualizar-se constantemente sobre o mercado
Por fim, uma característica fundamental de um bom gestor de transportes é se atualizar constantemente sobre o mercado onde atua e as principais tecnologias do ramo.

Um exemplo: nos últimos anos, os softwares de gestão logística tem se tornado cada vez mais populares graças à revolução causada pela computação em nuvem e pelas evoluções recentes das ferramentas de gestão, que estão tornando o custo das operações logísticas cada vez mais baixas.

O gestor de transporte que não conhece essas tecnologias e não trabalha para implementá-las na sua empresa está cometendo um erro.

Isso porque, sem o uso da tecnologia, é muito difícil conseguir indicadores de desempenho confiáveis, o que aumenta as chances de cometer erros.

Por isso, é imprescindível que os gestores se tornem seguidores fiéis da tecnologia da sua área, pois ela pode ajudar a alinhar os processos logísticos para alcançar resultados melhores.

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