Método quantitativo na logística

Técnicas para análise, simulação e otimização nas operações logísticas. As técnicas para resultar em parâmetros satisfatórios nas operações, geralmente, são processadas a partir de ferramentas e softwares, as quais impactam positivamente na Cadeia de Suprimentos.

Tara (T), Lotação (L) e Peso Bruto Total (PBT)

Conheça a Tara (T)

Também chamada de “Peso Morto”, a tara é o peso do veículo sem sua carga. Essa medida é calculada pela soma dos pesos do chassi, da carroceria, do motor e dos componentes mecânicos próprios do veículo.

Além disso, entram também no cálculo a pesagem do combustível (ao menos, 90% da capacidade do tanque), do óleo lubrificante, da água do sistema de arrefecimento, das ferramentas obrigatórias, dos equipamentos adicionados ao veículo, dos itens de segurança e dos estepes.

Saiba o que é Lotação (L)

Essa é a medida que expressa a capacidade de carga útil. É o peso somado de tudo aquilo que o veículo pode carregar, incluindo a sua carga máxima, mais o motorista e os passageiros (no caso dos ônibus). Nos transportes de carga, a lotação é indicada por quilogramas. Nos de passageiros, pelo número máximo de pessoas.

Veja como é composto o Peso Bruto Total (PBT)

O Peso Bruto Total é a capacidade máxima que um veículo de transporte pode suportar, somando a Tara (T) e a Lotação (L). Ele é importante para definir o quanto um caminhão pode aguentar, mas também para controlar o peso que está sendo transferido para o pavimento das rodovias.

Regulamentações do Denatran

Em território brasileiro, o Denatran é o órgão federal responsável por classificar os parâmetros técnicos da regulamentação do trânsito de automóveis. Foi ele que definiu os tipos de caminhões e quais as capacidades máximas que são permitidas legalmente por eixo.

Essa determinação é fundamental para a manutenção da segurança nas estradas e vias nacionais, delimitando os pesos transportados. E, quando se trata de peso, deve-se levar em consideração as características técnicas de cada veículo e as peças que os compõem.

Outro fato essencial é a conservação das pistas. Por isso, o Denatran fez a resolução definindo as capacidades de peso transportado tanto para a quantidade de eixos quanto para a composição inteira do veículo. Assim, ocorre menor impacto sobre o chão com melhor distribuição de carga.

Conheça mais sobre as classificações da ANTT

Além da classificação dada pelo Denatran, há possibilidade ainda de surgir a categorização definida pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), expressa no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC). O RNTRC é um cadastro obrigatório para aqueles que fazem transporte rodoviário de mercadorias para terceiros com cobrança de frete.

A ANTT traz a classificação do RNTRC desta maneira:

  • caminhão leve (PBT – 3,5 toneladas a 7,99 t);
  • caminhão simples (PBT – 8 t a 29 t);
  • caminhão trator;
  • caminhão trator especial.

Para os implementos rodoviários, a definição é a seguinte:

  • reboque;
  • semirreboque;
  • semirreboque com quinta roda ou bitrem;
  • semirreboque especial.

Características de carga

• TIPO ( sólida, líquida, granel, sacaria e outros) 

• Peso específico (Kg / m2) ou unitário.

• Volume

• Dimensões

• Valor

• Fragilidade

• Tipo de embalagem 

• Limite de empilhamento

• Possibilidade de unitização

• Temperatura de conservação 

• Nível de unidade

• Prazo de validade 

• Legislação

Características do transporte

  • Identificação dos pontos 
  • Determinação da demanda de carga 
  • Frequência de abastecimento/atendimento
  • Maneira de carga e descarga (Identificação/compatibilização) 
  • Horários de funcionamento dos locais (origem e destino) 
  • Dias úteis disponíveis por mês 
  • Tempo de carga e descarga

Distribuição de carga

Basicamente, consiste em alterar a forma como a carga é alocada no caminhão de modo que não ultrapasse o Peso Bruto Total (PBT), que é a soma do peso do veículo e da carga, bem como a capacidade máxima de cada eixo.

Efeitos observados pela distribuição incorreta

  • A má estabilidade 
  • A falta de aderência 
  • A iluminação deficiente 
  • A sobrecarga nos eixos 
  • Desgaste prematuro de diversos componentes 
  • (Pneus, freios, eixos, molas, amortecedores, sistema de direção) 
  • Elevação do consumo de combustível

Dimensionamento da frota

Chamamos de dimensionamento de frota o processo que envolve o planejamento e otimização ligada ao transporte durante um determinado período de tempo. Gestores de frota dimensionam a frota quando precisam, por exemplo, determinar quantos veículos são necessários para cada operação.

O objetivo é sempre o mesmo: aumentar a produtividade e reduzir custos relativos à movimentação de cargas.

Atividades referentes ao dimensionamento da frota que fazem parte do planejamento de todo gestor:

  • Identificação da capacidade e carga máxima que cada um dos veículos da sua frota são capazes de transportar;
  • Determinar a demanda mensal de cargas que a sua empresa consegue suportar;
  • Identificar o número de viagens mensais que os seus veículos fazem;
  • Análise das rotas, considerando as condições da estrada e tipos de veículos;
  • Avaliação e controle do tempo de cargas e descarga, descanso dos motoristas e outras questões envolvendo a sua operação;
  • Controle das especificações técnicas de cada veículo da sua frota.

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Ementa do Curso

MÓDULO 1 - Introdução ao Excel

Objetivo: Familiarizar o aluno com o ambiente do Excel e os conceitos básicos.

Aulas:

  • Bem-vindo(a)! Dicas do curso.
  • Navegando no Excel: Interface, menus e atalhos úteis
  • Glossário de atalhos
  • Inserção e formatação básica de células
  • Trabalhando com múltiplas planilhas
  • Estruturação visual: bordas, alinhamento, preenchimentos
  • Congelamento de painéis e proteção básica da planilha
  • Desafio prático: Montar uma planilha de simulação de custo por veículo.
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 2 – Fundamentos Essenciais

Objetivo: Ferramentas essenciais para todo momento no Excel.

Aulas:

  • Tipos de referência: Absoluta, relativa e mista
  • Colar especial e transposição
  • Classificar e filtrar dados
  • Remover duplicatas
  • Localizar/Substituir
  • Tabelas formatadas e segmentações
  • Formatação condicional
  • Impressão e exportação
  • Desafio prático: Montar e exportar uma planilha de controle.
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 3 – Principais Fórmulas

Objetivo: Entender o comportamento das fórmulas e suas aplicações.

Aulas:

    • Função SE
    • Fórmulas Lógicas (E e OU)
    • Função CONCATENAR
    • Funções relacionadas com DATA e HORA
    • Função SEERRO
    • Função MAXIMO, MINIMO
    • CONT, SOMA, MÉDIA e suas versões SE e SES
    • PROCV, PROCH e ÍNDICE + CORRESP
    • Análises estatísticas básicas (MÉDIA, DESV, MOD)
    • Desafio prático:
      Criar uma planilha de classificação PQR
    • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 4 – Indicadores e Tabelas Dinâmicas

Objetivo: Criar dashboards e indicadores logísticos com tabelas dinâmicas.

Aulas:

  • Introdução a gráficos: colunas, linhas, pizza
  • Tabela dinâmica: estrutura, campos e filtros
  • Filtros por datas e categorias, segmentação de dados e linha do tempo
  • Gráficos dinâmicos aplicados a KPIs logísticos
  • Dashboard básico: layout, combinações e métricas
  • Desafio prático: Criar um painel de KPIs logísticos;
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo
MÓDULO 5 – Automatização

Objetivo: Aprender a automatizar tarefas repetitivas e padronizar processos.

Aulas:

  • Atingir meta
  • Solver
  • Gravador de Macros: Introdução
  • Criando botões e vinculando funções
  • Introdução da Inteligência Artificial (IA) em tarefas no Excel
  • Desafio prático: Criar um formulário simples de entrada de dados logísticos com macro de salvamento automático.
  • Mentoria Ao Vivo – Encerramento do módulo

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