Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.
Nesse sentido, o conceito de logística omnichannel é valioso. Trata-se de oferecer as mercadorias por diferentes canais de relacionamento, aumentando as possibilidades de que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra. Dessa maneira, os clientes conseguem manter uma maior interação com a marca.
A estratégia omnichannel se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.
Se destrincharmos o termo omnichannel temos o prefixo “omni”, que em Latim transmite o sentido de tudo e inteiro. Já “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como canal.
Ou seja, o significado mais próximo seria algo no sentido de todos os canais.
Porém, isso não é o suficiente para entendermos sobre o poder e abrangência desse termo.
Quando nos limitamos apenas a semântica da palavra podemos acabar confundindo omnichannel com multichannel e crosschannel – outros termos também muito usados.
Todos dizem respeito a experiência do usuário com os canais oferecidos pelas marcas. Por isso, podem transmitir a falsa sensação de terem o mesmo significado.
Para que isso não aconteça, separamos abaixo cada um dos termos com as suas respectivas definições e exemplos. Confira:
Multichannel
Quando falamos em multichannel nos deparamos com o prefixo “multi” que faz referência a muito ou muitos.
Um exemplo de uma estratégia multichannel é quando uma empresa oferece vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas.
Porém, eles não estão conectados. Os vendedores que trabalham na loja física não sabem sobre as compras que foram realizadas pelo aplicativo e/ou no site e viceversa.
Existe uma competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles.
Crosschannel
O prefixo “cross” em português significa cruzar.
Em uma estratégia crosschannel os canais de uma marca podem se cruzar da seguinte forma: a compra pode ser realizada de forma online no site e a retirada do produto adquirido ser feito na loja física.
Dessa maneira, não existe competição entre os canais, uma vez que eles passam a se complementar.
Omnichannel
O prefixo “omni” faz referência a todos, no caso, todos os canais de uma empresa estão conectados.
Você pode, mesmo estando dentro da loja física, utilizar o aplicativo da marca para verificar se existe o produto específico que deseja.
Se encontrá-lo pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores da loja física e optar por receber a entrega em casa.
Reparou como todas as opções de compra estão interligadas de forma simultânea?
Assim, um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e a estreitar ainda mais as relações online e offline.
Como funcionam a plataformização e a logística omnichannel?
O conceito de logística omnichannel corresponde à integração nas operações de venda, com o intuito de ofertar ao cliente uma experiência especial, independentemente de qual seja o meio e o canal escolhido. Assim, ele pode entrar em contato online e offline e, em qualquer situação, as informações e preferências permanecerem acessíveis.
A interação ao mesmo tempo entre os variados canais de venda é sua principal premissa. Por esse motivo, a administração das lojas físicas e virtuais deve acontecer de forma simultânea. Isso significa que a cadeia de suprimentos precisa de centralização para garantir mais rapidez na entrega e na distribuição das mercadorias.
Como migrar os processos da transportadora do offline para o online?
Para aplicar a plataformização e a logística omnichannel, aproveitando diferentes canais de venda e o ambiente online para divulgar e comercializar produtos, você pode seguir alguns passos. Veja quais são a seguir.
Integre os processos
A logística omnichannel deve contar com a integração de toda a cadeia de suprimentos, pois as informações se processam em tempo real e se refletem em quaisquer canais com os quais os clientes interagem. Além deles, devemos considerar os fornecedores, as indústrias, os centros de distribuição, a frota, os estoques, os pedidos, o faturamento e outros elos da cadeia.
Gerencie os transportes
A movimentação das cargas também precisa se submeter às mudanças para que as necessidades dos consumidores sejam supridas. Basicamente eles procuram, de forma especial, o tempo mínimo para receber seus pedidos.
Isso decorre devido ao aumento de usuários na internet e à expansão do comércio eletrônico. Logo, demoras muito longas resultam em perda de vendas e de clientes. Convém gerenciar os diferentes pontos de coleta, para efetuar as entregas no prazo combinado.
A centralização ou descentralização de estoques, conforme a viabilidade, é importante para um desempenho otimizado da logística. Algumas opções são:
- centros de distribuição global;
- centros de distribuição regionais;
- depósitos.
Para melhorar a qualidade dos serviços de transporte, vale a pena contar com um sistema para rastreabilidade de produtos que, além de garantir maior segurança à carga, também permite o acompanhamento do status da compra.
Invista na logística reversa
O setor logístico procura desenvolver estratégias para entregar as mercadorias da maneira mais ágil e eficaz possível, com custos baixos. No caso da logística reversa, também é possível desenvolver estratégias que permitam operações rápidas e baratas. No omnichannel, isso pode ser mais complexo, pois as trocas e as devoluções podem ser feitas em diferentes canais.
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Referências Bibliográficas: rockcontent