A tecnologia permite que organizações tenham a visibilidade completa da cadeia de suprimentos, tendo em vista plataformas que assumem o controle e a ação de tudo o que acontece nela. Entretanto, o mercado anda cada vez mais competitivo, complexo, exigente e todo e qualquer detalhe é fundamental para conquistar ou perder clientes, além de uma evolução tecnológica que requer adaptações e investimentos constantes.
Cadeia de abastecimento
A cadeia de abastecimento é responsável pela organização e integração dos diversos agentes envolvidos no processo operacional do comércio eletrônico, como áreas de produção, fornecedores, estoque, vendedores, logística e transporte. E é crucial para o sucesso dos negócios, já que se uma das etapas não funcionar, impacta todo o processo, podendo gerar danos à empresa e ao cliente.
Também conhecida como supply chain, a cadeia de abastecimento desempenha papel estratégico e necessita de práticas de gestão eficientes, com visão de ponta a ponta, para agregar valor na jornada de compra e experiência completa do cliente.
Etapas do supply chain ou cadeia de suprimentos
As principais etapas da cadeia de suprimentos são três:
- Abastecimento
- Produção
- Distribuição
A cadeia de suprimentos também é conhecida como cadeia de valor, uma vez que tal como o próprio nome indica os produtos vão adquirindo um maior valor à medida que vão avançando através de seus elos. Um dos principais núcleos de sua estruturação é o armazém, que envolve a tão importante logística de armazenagem.
Desafios no processo de gestão da cadeia de abastecimento
Com a complexidade envolvida em todo o processo, gerir a cadeia de abastecimento é algo desafiador, uma vez que impacta diretamente em resultados positivos ou negativos para o negócio. Para que o fluxo aconteça de forma alinhada e efetiva, a integração dos processos é fundamental. Conheça os principais desafios no processo de gestão da cadeia de suprimentos:
Integração das equipes e processos: por ser uma área que envolve diferentes agentes, da mesma empresa ou de empresas parceiras, é necessário ter processos padronizados e integrados para garantir eficiência operacional.
Controle de estoque: ter estoque para controlar as mercadorias e disponibilidade dos produtos, bem como informações padronizadas, é essencial para ter uma jornada de compra de sucesso. E investir em um catálogo digital que possibilita a organização e a estruturação de todos os SKUs disponíveis e suas especificações.
Transporte e distribuição: a distribuição das mercadorias é decisiva para garantir a qualidade da experiência ao cliente e evitar que seu negócio seja onerado. Por isso, estar alinhado com a equipe logística ou com seus parceiros de transporte para garantir eficiência nessa etapa é tão importante.
Avaliação de resultados: por ser uma área estratégica, é necessário fazer o acompanhamento de métricas e indicadores, a fim de avaliar se o processo está sendo funcional e identificar possíveis gargalos. Utilizar a tecnologia para apoiar a tomada de decisão vai fazer a diferença na sua gestão.
Caminhos para dar maior visibilidade à cadeia de suprimentos
Ao disponibilizar dados na palma da mão e através de um clique para empresas, parceiros de negócios e clientes, a visibilidade da cadeia de suprimentos ajuda todas as partes interessadas a rastrear os produtos do ponto de fabricação ao destino final e todos os pontos no meio do caminho.
Esse é ponto principal da gestão da cadeia de suprimentos global tem sido falado há décadas, mas só depois que a pandemia de COVID-19 virou as cadeias de suprimentos ao redor do mundo de cabeça para baixo que a “visibilidade da cadeia de suprimentos” se tornou uma palavra familiar da noite para o dia.
Para evitar potenciais pontos cegos, melhorar a visibilidade e manter suas cadeias de abastecimento funcionando sem problemas, mais empresas estão investindo em tecnologia, formando fortes parcerias com fornecedores de logística e tomando medidas para fortalecer suas redes de abastecimento de produtos.
Primeiro, identifique os principais pontos fracos: identificar os problemas que mais se beneficiariam com o aumento da visibilidade da cadeia de suprimentos. Depois de ter algumas ideias, reúna-se com departamentos internos, fornecedores, provedores de logística e outras partes interessadas para discutir essas áreas problemáticas.
Adicione uma plataforma de visibilidade de transporte à sua matriz de tecnologia: Essas plataformas fornecem aos clientes informações em tempo real sobre seus pedidos e embarques depois que eles saem do depósito da empresa ou do provedor de serviços, uma área da cadeia de suprimentos que pode ser uma espécie de “buraco negro” para a empresa.
Aproveite o poder da tecnologia na logística: Um provedor de logística confiável e experiente em tecnologia servirá como seus “olhos e ouvidos” à medida que seus produtos são transportados pela cadeia de suprimentos, fornecendo suporte ao longo do caminho e garantindo que os clientes saibam onde estão suas remessas a qualquer momento.
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