O que é automação logística?
A automação logística nada mais é — como o próprio nome diz — que a automação dos processos logísticos. Para que isso seja efetivo, a empresa deve adotar sistemas de gestão e outras ferramentas que permitam que os processos sejam efetuados de forma automática.
Esse recurso reduz consideravelmente os trabalhos manuais. Algumas operações ficam automatizadas integralmente, dispensando a atuação humana. É comum hoje a utilização de plataformas na nuvem para automatizar processos, ou seja, não é necessário instalar um sistema nos equipamentos da empresa, pois o acesso a ele acontece online.
Também é possível integrar sistemas online com sistemas mais convencionais, instalados nos computadores das empresas.
Quais são os benefícios dessa automação?
A automação logística oferece diferentes benefícios às empresas que recorrem aos seus sistemas e ferramentas. Falaremos somente de alguns deles.
A redução de custos
Os sistemas de automação costumam apresentar um painel de controle em que o gestor visualiza os eventos que ocorrem na empresa, especialmente falhas que geram prejuízos de natureza financeira.
Vale lembrar que a automação de trabalhos que eram realizados de forma manual, consumindo mais recursos, bem como a diminuição na quantidade de erros, ajuda a tornar mais simples as atividades diárias e promove a redução dos gastos. Considere que é possível economizar com a ajuda de ferramentas que permitem:
- planejar rotas eficientes;
- prevenir erros;
- reforçar a segurança, evitando avarias nos produtos, extravios de encomendas, falhas em geral que implicam na necessidade de trocas ou devoluções dos clientes;
- elaborar estratégias que otimizam o transporte, como aprimorar as embalagens e as etapas no manuseio de carga.
A otimização do tempo
O tempo é um recurso da máxima importância, sendo um diferencial valioso na gestão de transporte. Os consumidores em geral procuram empresas que dão respostas mais rápidas e oferecem prazos mais curtos.
Mais uma vez, a automação logística é uma boa solução, já que, com um bom software, tarefas que levariam horas para serem concluídas por uma equipe poderão ser executadas em bem menos tempo.
A automação possibilita, por exemplo, que o gestor dimensione a frota por meio de alguns cliques, conforme o volume de entregas, assegurando assim o aproveitamento máximo dos caminhões e evitando transtornos de ociosidade.
Com o passar do tempo, nota-se que o fluxo de entregas ocorre com mais rapidez e de modo mais estruturado. Isso favorece a empresa, contribuindo para que ela supra demandas cada vez maiores. O transporte fica mais atrativo para os consumidores, pois se torna mais rápido e mais barato.
O controle melhorado
Uma das finalidades da automação logística é o controle facilitado dos processos e das operações, permitindo sua organização, flexibilidade e fluidez. Com sistemas de gestão especializados, é possível integrar os dados e centralizá-los em um só lugar. Assim, é mais fácil identificar as informações e monitorar as ações.
Outros benefícios
Além desses, podemos citar outros benefícios como:
- o monitoramento dos indicadores logísticos;
- o aumento da produtividade;
- uma maior estabilidade e precisão;
- a redução da ociosidade.
O que fazer para automatizar e otimizar processos?
Para promover a automação nos processos logísticos de sua empresa, existem diferentes ferramentas e sistemas. Veja a seguir quais são elas.
O ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, um software destinado à gestão das empresas. Ele pode ser usado para gerenciar os processos da empresa em sua totalidade. É um software valioso para aperfeiçoar o controle, a integração e a comunicação de dados.
O WMS
WMS é a sigla para Warehouse Management System, um software usado para melhorar a separação dos pedidos e os trabalhos nos estoques e nos armazéns.
O WMS conta com hardwares que redobram a segurança e ajudam a evitar perdas e falhas. Entre as ferramentas usadas integradas ao WMS podemos citar o picking por voz, por luz ou com etiquetas para rastreamento e as esteiras automáticas.
O TMS
TMS é a sigla para Transportation Management System, um software completo destinado ao gerenciamento de transporte. É usado para administrar as atividades de rotina, como:
- a tabela de fretes;
- o controle da frota;
- as manutenções;
- a gestão dos custos.
Com o TMS, a empresa automatiza os diversos processos relacionados a transporte, conferindo segurança, rapidez e melhor produtividade.
Concluímos que automatizar processos é a maneira mais eficaz, na atualidade, para quem deseja ganhar tempo e desenvolver um trabalho mais eficiente e padronizado. A automação é uma tendência em nossa sociedade, principalmente em empresas. O que antes só era possível em filmes e romances de ficção científica é uma realidade cotidiana atualmente.
Para saber mais sobre o tema acompanhe nosso canal no Youtube clicando aqui!