Distribuição física se refere às atividades relacionadas ao fluxo de produtos da conversão ao cliente final. É parte da logística empresarial que corresponde ao conjunto das operações associadas à transferência dos bens objeto de uma transação, desde o local de sua produção até o local designado no destino, e ao fluxo de informações associado.
A distribuição física deve garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos. Estas atividades incluem o fretamento do transporte, armazenagem, movimentação de materiais, empacotamento de proteção, e controle de estoque.
Os sistemas de distribuição física, segundo Garnier (2002), podem ser classificados em: seqüenciais, diretos ou mistos. Os sistemas seqüenciais ou escalonados apresentam como característica principal a grande quantidade de atividades não agregadoras de valor nos processos de produção e distribuição.
O objetivo geral da distribuição física, como meta ideal, é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.
Dentre os canais de distribuição que possuem intermediários, há três formatos que podem ser aplicados:
- 1 – Distribuição Intensiva. A distribuição intensiva, em geral, é aplicada a produtos mais populares, que possuem um alto volume de vendas.
- 2 – Distribuição Seletiva.
- 3 – Distribuição Exclusiva.
Como você já deve ter concluído, portanto, a escolha do canal de distribuição tem impacto direto nas vendas da empresa.
Os 6 principais desafios da logística brasileira
- Dependência do transporte rodoviário.
- Logística reversa.
- Falta de qualidade dos portos.
- Constante mudança no preço dos combustíveis.
- Custo do transporte aéreo dificulta logística brasileira.
- Falha na gestão de informações.
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