Como roteirizar entregas

Roteirização é um processo que visa melhorar o planejamento dos eventos logísticos em um determinado tempo. Para roteirizar, algumas variáveis devem ser levadas em conta, como o tamanho da frota, o perfil dos veículos (tamanho, capacidade), quantas entregas e coletas os motoristas conseguem fazer em tal tempo e o trânsito.

Os benefícios da roteirização se resumem em:

  • Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
  • Redução de gastos com manutenção do veículo;
  • Redução média de 30% com custos logísticos;
  • Encurtar distâncias e km desnecessários;
  • Diminuir o tempo ocioso da operação;
  • Maior assertividade na rota traçada;
  • Acompanhamento de motorista;
  • Economia de combustíveis.

Qual o objetivo da roteirização?

Em muitas empresas é comum ter uma pessoa responsável por organizar as entregas e coletas em rotas manuais e passar para os motoristas. A partir do CEP nas notas, o roteirista, como é chamado, avalia as melhores opções segundo o seu conhecimento. 

Os motoristas saem do Centro de Distribuição sem ter certeza que todas as entregas do dia serão feitas, isso porque aquelas variáveis que citamos da roteirização nem sempre são levadas em consideração quando as rotas são manuais. Já é possível imaginar as revistas que estão por acontecer. 

O objetivo da roteirização automática neste caso, além de diminuir o trabalho manual, é gerar as rotas mais assertivas possíveis e, com isso, trazer redução de gastos para o transportador. 

Planejamento de Transporte vs Roteirização 

> Automação do processo de planejamento 

   – Tomada de decisões 

> Otimização dos veículos 

   – Carga e tempo 

> Planejamento e programação de rotas:

   – Vendas

   – Distribuição 

   – Coletas 

   – Serviços 

> Distribuição dinâmica 

   – Setorização

Análise de possibilidades 

Qual o tamanho de sua frota?

Você analisa todas as possibilidades? 

> 1 veículo com 1 parada 

    – 1 possibilidade 

> 1 veículo com 5 paradas 

    – 120 possibilidades 

> 1 veículo com 10 paradas 

    – 3.628.800 possibilidades 

> 5 veículos com 10 paradas 

   – 37.267.043 possibilidades

Rápida implantação = Rápido Resultado 

          > Projetos implantados em um mês

Aplicação e Aderência – Diferenciais 

> Maior complexidade: 

   – Distribuição urbana – alta densidade dos locais de atendimento 

   – Restrições – janelas de atendimento; áreas de risco; rodízio 

   – Regras por tipo de produtos 

   – Rotas com pernoites  

> Veículos compartimentados: 

   – Cargas seca vs Líquidos

   – Combustíveis 

> Descentralização “torre de controle” : 

   – Multi territórios – Multi depósitos: Regras diferentes – Processo unificado

Operações que roteirizam entregas

Sistema auto de roteirização

> Planejador operacional de rotas capaz de receber e otimizar os serviços e visitas aos clientes.

> O sistema divide sua demanda de visitas entre os tipos de veículos contratados, definindo melhor rota e melhor sequenciamento de atendimento para cada veículo de forma automatizada.

> Agrega e atualiza constantemente as informações de histórico de trânsito das vias.

Parâmetros para roteirização

Para criar a rota perfeita ao utilizar um roteirizador especialista, o transportador pode apresentar alguns parâmetros e variáveis para a roteirização, que levam em consideração pontos importantes do trajeto. 

  • Dimensões dos veículos para a separação da carga: peso (kg), cubagem (cm³), valor (R$), paletização, entre outros;
  • Veículo com melhor custo benefício;
  • Regiões perigosas e zonas de restrição;
  • Entregas prioritárias: quando determinados clientes só recebem as mercadorias em horários específicos, comuns em restaurantes e supermercados;
  • Rota aberta ou fechada: veículo precisa voltar ao centro de distribuição após o término da rota;
  • Jornada do motorista;
  • Rotas de N dias: rotas de mais de um dia;
  • N rotas dia: mais de uma rota no dia para o mesmo veículo.

A roteirização não entrega necessariamente o caminho mais curto, com a menor distância. Ela entrega o caminho mais eficiente, que será feito com menos custos. Sabendo disso, vamos trazer um exemplo clássico, confira. 

O veículo fará uma entrega saindo da cidade A, onde está o Centro de Distribuição, para a cidade E, sendo possível fazer duas rotas para chegar lá: a primeira com trechos de estrada de chão e a segunda totalmente asfaltada. 

A diferença entre uma rota e outra é de pouco mais de 25 km, sendo a mais longa a rota totalmente asfaltada, porém na estrada de chão, o veículo consome mais combustível. Na primeira rota, o valor gasto em combustível chega a R$ 190,00, fazendo uma média de 4,5 km/l. Enquanto na segunda, o valor gasto em combustível é de R$ 165,00, com uma média de 6 km/l.

Se não for colocar no papel todos os detalhes, a primeira opção logo é escolhida, por ser menor a distância. Mas levando em consideração os trechos de estrada de chão e consequentemente os gastos com combustível, a melhor rota para se fazer é a segunda. 

Este é um exemplo básico, mas é possível colocar em qualquer situação. Um roteirizador é programado para levar em conta informações como essas, automaticamente, facilitando o trabalho e o tempo em planejar as rotas.

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