Como otimizar o espaço no armazém

Otimizar o espaço de armazenagem é um dos objetivos principais de qualquer armazém. O aumento da demanda por armazéns logísticos e sua crescente ocupação está fazendo com que muitas empresas enfrentem uma escassez de espaço que limita as opções de ampliação da superfície de armazenagem.

Seja qual for o ramo de atividade, uma disposição inteligente proporciona melhor aproveitamento do espaço e melhoria dos processos logísticos. Além disso, muitas empresas contam com espaços pequenos para armazenamento de materiais, carga e descarga e outros processos. Assim, é preciso buscar alternativas para otimizar os espaços e tornar as atividades eficientes.

O uso inteligente do espaço na armazenagem isto é mais sério do que você

  • Área VS Cubagem 
  • Estruturas de armazenagem 
  • Equipamentos de movimentação 
  • Fleximentação para novos desafios

Área disponível VS Cubagem – Você entende a diferença

Um dos depósitos mais simples e eficientes é o silo de grãos:

  • Tem uma entrada e uma saída;
  • O formato otimiza construção – resistência das paredes; 
  • O grão preenche todos os espaços vazios.

À medida que as cargas ficam mais complexas, diminui a eficiência do depósito, em função de:

– Forma do produto armazenado

– Peso

– Necessidade de seletividade

Para existir um depósito ideal:

– Todas as cargas teriam que ser cúbicas e idênticas

– Não poderiam existir prateleiras

– Não poderiam existir corredores

– Cargas auto sustentáveis

Há um limite de altura de empilhamento blocado – por resistência e segurança

É necessário identificar que ar (corredores e espaços entre cargas) e prateleiras são condições necessárias para armazenagem, mas não agregam valor na função armazenagem.

Estruturas de armazenagem e o impacto no espaço

– Cubagem

– Estrutura comercial 

– Pushback 

– Dupla profundidade

– Drive-in 

– Dinâmico 

– Carro satélite 

– Trans elevador 

– Cantilever

Cantilever

A estrutura de armazenagem cantilever é ideal para armazenagem de produtos de maior comprimento, como canos, tubos e tábuas. A estrutura consiste, basicamente, em armazenamento de peças apoiadas sobre eixos, ou braços, em vez de prateleiras.

Cubagem – Blocado 

A armazenagem blocada é um tipo de armazenamento que consiste em empilhar unidades de carga (paletes, caixas ou produtos) uma em cima da outra no solo do armazém sem utilizar as estantes. A mercadoria pode estar paletizada ou não, dependendo do tipo de produto manuseado.

Estrutura Convencional 

Os armazéns convencionais (ou tradicionais), como seu próprio nome indica, são aqueles que construímos ao longo de muitos anos. Seu funcionamento não se baseia na automatização, mas sim nas operações realizadas pelos funcionários da empresa.

Pushback

As estruturas de armazenagem push back consiste em carrinhos instalados em trilhos, que são empurrados pelos pallets e estocados em sequência. Trata-se de um modelo que permite estocar até 4 pallets de profundidade em cada nível.

O sistema é um dos mais utilizados pelas empresas. Isso porque a estrutura permite maior densidade de carga, e consequentemente maior número de endereços para os pallets.

No push back, o primeiro pallet armazenado é empurrado pelo próximo e assim sucessivamente. No entanto, esse sistema apresenta uma limitação para a quantidade de pallets em profundidade, em razão da complexidade dos trilhos e da força exigida pela empilhadeira dos pallets já armazenados.

Dupla profundidade

As empresas que optam pelo uso do porta paletes com dupla profundidade geralmente o fazem por conta da economia e otimização dos espaços de estoque que ele proporciona. Além disso, ele traz praticidade para o cotidiano da empresa, pois quando o armazenamento é feito pela ordem em que o primeiro a ser usado é o último a ser estocado, perde-se a necessidade de remanejamento de produtos.

Drive-in 

As estruturas de armazenagem drive-in oferecem maior capacidade de estoque, atendendo principalmente o sistema LIFO. Os itens podem ser acumulados, retirando-se apenas os que estejam mais acessíveis.

O modelo permite maior densidade de itens armazenados, economizando espaço de manobra e oferecendo menor custo por metro quadrado, exigindo apenas um corredor frontal.

A desvantagem do sistema está na dificuldade de acesso a itens específicos. Isso porque, os primeiros itens estocados ficam isolados no fundo das prateleiras, dificultando o acesso.

Dinâmico 

A principal característica da estrutura de armazenagem dinâmica é a movimentação automática do estoque. Em outras palavras, o pallet movimenta de uma extremidade a outra do armazém através de uma pista de roletes, utilizando redutores de velocidade para manter a carga estabilizada.

Esse tipo de estrutura exige apenas dois corredores, sendo um deles responsável pela recepção e outro pela expedição e retirada do pallet. Dessa maneira, a estrutura dinâmica é muito comum em sistemas de armazenagem FIFO.

Nesse sentido, é um sistema bastante utilizado para produtos alimentícios, que possuem controle de validade e cargas palletizadas. O sistema exige a utilização de uma empilhadeira, instalada em trilho inclinado com roletes. A empilhadeira deslizada de uma extremidade a outra, sendo contida no final.

Carro satélite 

Consiste em um sistema de armazenagem semiautomática para uso em conjunto com as empilhadeiras. Trata-se de um mecanismo de alta densidade de armazenamento denominado como carro satélite.

Operação sem risco ao operador, eliminação de avarias nas cargas. Redução do fluxo de movimentação de empilhadeiras nos túneis de armazenagem.

Tecnologia 100% nacional com componentes de última geração.

Efeito distância VS Altura na produtividade

Percorrer 75m (nos dois sentidos)

Velocidade: 12,5 km/h = 3,5m/s 

Tempo para 150m = 44s 

Subir 11m (dois sentidos)

Velocidade: 0,5 m/s 

Tempo para 22m: 44s

Decisões relacionadas com espaço

– Construção 

– Aluguel 

– Manutenção 

– Impostos 

– Frota 

– Mão-de-obra

– Fluxo 

– Proximidade 

– Expansão

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