TPM na logística

A ferramenta TPM tem como conceito fundamental elevar ao máximo a produtividade e a eficiência de um processo produtivo, por meio da implantação estruturada.

Este instrumento possui como propósito proporcionar condições favoráveis para que um processo seja capaz de operar de forma padronizada e sem interrupções imprevistas.

Contando com tecnologia, gestores e todos os colaboradores, a TPM vai muito além da preocupação com equipamentos e máquinas. O foco se estende também ao aumento de qualidade dos produtos fabricados, à redução de quebras, aos defeitos e aos acidentes minimizados.

Todo esse processo exige comprometimento e, em certos casos, reestruturação, com a adoção de novas abordagens, posturas e até mesmo de cultura. Talvez valha a pena instaurar a gestão de mudança organizacional, uma vez que a renovação aproxima pessoas, maquinários e produtos.

Histórico da metodologia

A cadeia de abastecimento é responsável pela organização e integração dos diversos agentes envolvidos no processo operacional do comércio eletrônico, como áreas de produção, fornecedores, estoque, vendedores, logística e transporte. E é crucial para o sucesso dos negócios, já que se uma das etapas não funcionar, impacta todo o processo, podendo gerar danos à empresa e ao cliente.

Também conhecida como supply chain, a cadeia de abastecimento desempenha papel estratégico e necessita de práticas de gestão eficientes, com visão de ponta a ponta, para agregar valor na jornada de compra e experiência completa do cliente.

Inicialmente, o TPM incluía cinco estratégias a citar: a maximização da eficácia do equipamento, o desenvolvimento de um sistema de manutenção produtiva que cobrisse a vida útil do equipamento, o envolvimento de todos os funcionários da organização desde a alta gerência até o chão de fábrica, o envolvimento de todos os departamentos que planejam, usam e mantém os equipamentos e a promoção da manutenção produtiva através do gerenciamento motivacional com grupos pequenos e atividades autônomas.

Foco da TPM está em 8 pilares 

Melhoria específica

Manutenção autônoma 

Manutenção planejada 

Controle inicial 

Manutenção da qualidade 

Educação e treinamento 

Áreas administrativas 

Segurança, saúde e meio ambiente

A sigla: TPM  

O termo TPM foi definido originalmente pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance) 

Assim, originou o termo TPM, sigla em inglês que significa Total Productive Maintenance ou em português Manutenção Produtiva Total.

É identificar e eliminar as perdas! 

Não dá pra eliminar? Então contenha através da redução gradativa da perda.

✅ Superprodução 

✅ Estoques 

✅ Tempo de atendimento 

✅ Transportes

Indisponibilidade dos equipamentos 

✅ Perda de performance                                                 ⇒      TPM 

✅ Perda de produtos 

✅ Não qualidade 

✅ Incidentes/Acidentes

Objetivos da TPM e consequências das seis grandes perdas

Eficiência global dos equipamentos: Cálculo do OEE

OEE – A forma de medir a eficácia dos equipamentos

Cálculos do OEE – Overall Equipment Effectiveness  

O OEE é obtido pela multiplicação dos três fatores numéricos representativos: 

– Da disponibilidade do equipamento para produzir;

– Da eficiência demonstrada durante a produção;

– Da qualidade do produto obtido. 

OEE = Disponibilidade x Eficiência x Qualidade


Para aprender mais sobre TPM conheça nossas formações clicando no link a seguir: https://bit.ly/3PGywNC

Produtos
Relacionados

Telefone

(51) 3340.0909
(51) 99291.7299

E-mail

contato@prologbr.com.br

Localização

R. Santa Catarina, 40 / 608
Porto Alegre / RS

Faça sua cotação