Formando líderes na logística

Formar líderes de sucesso é um diferencial no setor de logística. Afinal de contas, o trabalho precisa ser minucioso por conta da quantidade de informações e tarefas. O segredo, nesse caso, está em garantir um time repleto de profissionais competentes, que despertam confiança o suficiente para delegar decisões importantes e distribuir as tarefas.

Outro ponto que precisa ser considerado está na possibilidade de gerar líderes que estejam completamente conectados com os valores e a política da empresa. Dessa maneira, o papel do gestor é extremamente importante para direcionar o relacionamento de confiança desenvolvido com esses profissionais e alcançar excelentes resultados.

Mudança é a palavra de ordem

VUCA

Volatile — Volátil

Uncertain — Incerto

Complex — Complexo

Ambiguous — Ambíguo

Mudanças modelos de gestão

MANAGEMENT 1.0

– Foco hierarquia 

– Comando e controle

– Decisões centralizadas

– Top Down

MANAGEMENT 2.0

– Top Down 

– Foco na técnica, melhorias de processo, gestão por metas e indicadores

– Tendência de valorizar mais as pessoas

MANAGEMENT 3.0

– Organização como redes

– Times como células vivas

– Gestão deve auxiliar e inspirar

Estilos de liderança

Liderança autocrática 

Liderança autocrática é aquela em que o “chefe” é o centro de decisões e é bastante centralizador. O subordinado deve se contentar com ordens, com pouco espaço para questionamento ou sugestões. É um estilo que costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o ambiente mais sensível a conflitos.

Liderança democrática 

A liderança democrática encoraja os colaboradores a participarem, incentiva-os a darem sugestões e opiniões. Além disso, o líder democrático busca ser um facilitador dos processos, ajudando a equipe a desenvolver soluções. Ele se preocupa com a execução do trabalho, mas também com a qualidade de vida e satisfação do time.

Liderança liberal 

Diante de uma liderança liberal, as pessoas tendem a atividades mais intensas no início dos trabalhos pela liberdade observada, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade. Embora os subordinados possam estar bem-intencionados, a falta do líder tende a gerar muitas discussões pela ausência de direção.

Liderança coaching

Na liderança coaching, o líder trabalha para identificar as habilidades e age de forma a ajudar seus subordinados a liberarem seu potencial de desenvolvimento. O líder busca motivar os profissionais, criando um clima de cooperação, confiança e crescimento.

Competências de um líder

Comunicação

Como líder, você precisa se expressar clara e sucintamente para explicar à equipe desde os principais objetivos organizacionais até as tarefas específicas que cada um tem de realizar.

É preciso se comunicar bem de todas as formas, em conversas individuais, reuniões departamentais, pessoalmente, por e-mail, telefone ou redes sociais.

Senso de propósito

Defina seu propósito maior e todos os dias se movimente para realizar esse objetivo. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. E o modo de não ficar perdido no mar de possibilidades do dia a dia é ter um plano bem definido e segui-lo à risca.

Proatividade

O desenvolvimento da logística e o aumento de sua importância na participação nos resultados da empresa é cada vez maior. Por esse motivo, a proatividade é uma característica muito relevante para o profissional da área: ele precisa ser capaz de se antecipar a problemas e desenvolver suas atividades sem supervisão.

Além disso, é importante que ele compreenda a rotina de outras áreas e como elas interferem em suas atividades. Assim, não precisa esperar que as demandas surjam e pode se antecipar a elas com soluções, sugestões e inovações.

Delegação

Líderes que centralizam todas as tarefas tendem a ter muita dificuldade para entregar o que deve ser entregue.

A recomendação é identificar o ponto forte de cada pessoa da equipe e atribuir deveres individuais.

Ao delegar a execução de tarefas, o líder pode se concentrar em outras atividades importantes.

Flexibilidade

Imprevistos sempre acontecem no trabalho. Para ser o líder que as empresas procuram, você deve aceitar as mudanças e lidar bem com elas, sempre buscando soluções criativas para resolver os problemas.

Além disso, você precisa estar aberto para ouvir sugestões e feedbacks da equipe. Se alguém estiver insatisfeito com o ambiente de trabalho, você deve estar acessível para ouvir e disposto a promover mudanças.

Comprometimento

É muito importante para um líder seguir em frente com o que foi combinado com a equipe. Se você prometer uma festa de comemoração por algum objetivo alcançado, deve cumprir a promessa. Você não pode esperar comprometimento da equipe com seu trabalho e suas funções se não der o exemplo.

Feedback

Líderes precisam aproveitar as oportunidades de dar um retorno para seus funcionários em relação a sua performance. Ao auxiliar e incentivar sua equipe a tomar suas próprias decisões, você também se sentirá mais confiante para delegar tarefas.

Confiabilidade

Os funcionários precisam se sentir à vontade para levar problemas e preocupações ao chefe. Por isso, é muito importante que um líder demonstre integridade. As pessoas só confiam em quem respeitam. Um chefe honesto incentiva a honestidade da equipe.

Despertar potenciais

O líder atual é responsável por mover as pessoas em direção ao desenvolvimento. É preciso saber escutar, dar feedbacks, incentivar a evolução dos profissionais, entre outras habilidades indispensáveis para o crescimento dos membros da equipe.

Criar uma cultura de desenvolvimento

Os colaboradores devem estar inseridos em um contexto de valorização e incentivo ao desenvolvimento de competências.

Cabe ao líder atuar para que o desenvolvimento deixe de ser um discurso e consolide-se como parte do modo de ser das equipes, departamentos e organizações.

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